segunda-feira, 9 de março de 2015

O LÍDER CRISTÃO – O PASTOR DO SEU LAR

LÍDER CRISTÃO – O PASTOR DO SEU LAR.
Rev. João Ricardo Ferreira de França.
Salmo didático de Asafe Escutai, povo meu, a minha lei; prestai ouvidos às palavras da minha boca.  Abrirei os lábios em parábolas e publicarei enigmas dos tempos antigos. O que ouvimos e aprendemos, o que nos contaram nossos pais, não o encobriremos a seus filhos; contaremos à vindoura geração os louvores do SENHOR, e o seu poder, e as maravilhas que fez. Ele estabeleceu um testemunho em Jacó, e instituiu uma lei em Israel, e ordenou a nossos pais que os transmitissem a seus filhos, a fim de que a nova geração os conhecesse, filhos que ainda hão de nascer se levantassem e por sua vez os referissem aos seus descendentes; para que pusessem em Deus a sua confiança e não se esquecessem dos feitos de Deus, mas lhe observassem os mandamentos; e que não fossem, como seus pais, geração obstinada e rebelde, geração de coração inconstante, e cujo espírito não foi fiel a Deus.
(Salmos 78.1-8)
Introdução:
            Já temos visto a importância da liderança espiritual no lar, e vimos que o homem cristão te uma enorme responsabilidade sobre os seus ombros como homem protetor e provedor de seu lar.
            Nesta noite temos um grande desafio para cada um de nós. O desafio de pastorear o coração de nossos familiares; pois, muitos de nossos lares estão cheios de impiedade, sem santidade e compromisso com Deus. Isto porque muitos homens não assumem o seu papel no lar de sacerdotes.
            Por outro lado, enfrentamos uma crise litúrgica, pois, muitas de nossas igrejas estão sem adoradores regulares porque falta muita espiritualidade nos lares dos crentes; falta compromisso com Deus e com a sua palavra.
            A igreja precisa de homens que caminhem com Deus, que ame a sua palavra que a tornem o centro de seus lares e a base de suas famílias. É necessário que as famílias resgatem o culto doméstico, pois, como alguém já disse: “uma casa sem culto doméstico não tem alicerce e nem teto”.
            Que tipo de homem Deus quer que você seja no seu lar ou no seu futuro lar? Moças que tipo de homem vocês devem procurar para casar?
I – O LÍDER CRISTÃO DEVE TRAZER A PALAVRA DE CRISTO À SUA FAMÍLIA.
            Uma das principais dos pais em relação ao filho e a esposa é certamente trazer a Palavra de Deus à família; é instruir a sua esposa e seu filho na Palavra do Senhor. É sua responsabilidade purificar a sua mulher pela água da palavra (Efésios 5.26): “Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra,”  - é responsabilidade ímpar dos maridos ensinarem as suas esposas a Palavra de Cristo; os homens tem essa responsabilidade como sacerdotes do lar de ensinarem pela palavra e com a palavra a vontade de Deus para as esposas.
            Também somos ensinados que, como pais, nós devemos ensinar a lei de Deus com diligência aos nossos filhos para que eles conheçam ao Senhor. (Deuteronômio 6.6-7): “Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te.
            É papel dos pais ensinarem ao seu filho o caminho da santidade e do temor a Deus, pois, devemos inculcar os preceitos de Deus aos nossos filhos! Pois, eles devem ser ensinados “na disciplina e admoestação do senhor” (Efésios  6.4).
            Nós devemos promover a religião familiar no dizer do pastor Puritano Richard Baxter. Pois, muitos homens acham que os pastores é que devem pastorear os seus lares, ensinar a Palavra de Deus as suas mulheres e filhos, todavia, conforme temos, visto esta é uma responsabilidade que recai sobre os ombros dos homens casados e não somente do Pastor. 
II – O LÍDER CRISTÃO DEVE ORAR POR SUA FAMÍLIA E COM ELA.
            Você como pastor do seu lar deve de forma clara orar por sua família e nutrir uma vida de oração com ela. Ser um homem de oração em nossos dias é um grande desafio! Somos uma geração que desaprendeu a orar; não temos mais do quarto secreto da oração.
            Paulo recebeu uma prática salutar de seus pais que era a prática da oração constante, ele manifesta esta verdade ao orar por Timóteo e pela Igreja de Deus conforme ele mesmo diz em 2 Timóteo 1.3: “Dou graças a Deus, a quem, desde os meus antepassados, sirvo com consciência pura, porque, sem cessar, me lembro de ti nas minhas orações, noite e dia.” Nós como líderes de nosso lar devemos fazer como fez Jó. 1.1-5:
Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal. Nasceram-lhe sete filhos e três filhas. Possuía sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas; era também mui numeroso o pessoal ao seu serviço, de maneira que este homem era o maior de todos os do Oriente. Seus filhos iam às casas uns dos outros e faziam banquetes, cada um por sua vez, e mandavam convidar as suas três irmãs a comerem e beberem com eles. Decorrido o turno de dias de seus banquetes, chamava Jó a seus filhos e os santificava; levantava-se de madrugada e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles, pois dizia: Talvez tenham pecado os meus filhos e blasfemado contra Deus em seu coração. Assim o fazia Jó continuamente.
            Aqui nós aprendemos algumas verdades importantes:
1.      Jó era um pai preocupado com a espiritualidade dos filhos: O texto nos informa que Jó procurava santificar cada filho; em outras palavras, ele procurava cuidar da alma de seus filhos como um sacerdote do lar.
2.      Ele realizava um culto a Deus com desprendimento: O patriarca levantava-se de madrugada para prestar um culto a Deus, pois, pensava que eles haviam pecado contra o senhor em seu coração; pastorar o coração dos filhos é um papel fundamental dos pais!
III – O LÍDER CRISTÃO DEVE PROCLAMAR A PALAVRA DE CRISTO PARA O SEU LAR.
            Aqui há muita negligencia neste aspecto também. Muitos homens e mulheres são sobejamente injustos com os seus pastores, dizendo que eles não a sua devida atenção ao rebanho, mas George Whitefield alerta-nos para um fato interessante que muitos líderes dos lares de nossa igreja caem na mesma desgraça: “pois, cada casa é uma pequena paróquia, cada chefe de família é como um sacerdote, cada família como um rebanho, e se qualquer um deles perece devido à negligência do líder, das mãos deste ser requerido por Deus o sangue de quem pereceu”.
            Aqui vemos que muitos pais estão negligenciando o principio básico do pastorear as suas próprias famílias e de proclamar para elas a palavra de Cristo. Não trata-se e uma pregação formal, mas do transmitir a fé do passado, observemos o que nos diz o salmista no salmo 78.1-8:
Salmo didático de Asafe Escutai, povo meu, a minha lei; prestai ouvidos às palavras da minha boca.  Abrirei os lábios em parábolas e publicarei enigmas dos tempos antigos. O que ouvimos e aprendemos, o que nos contaram nossos pais, não o encobriremos a seus filhos; contaremos à vindoura geração os louvores do SENHOR, e o seu poder, e as maravilhas que fez. Ele estabeleceu um testemunho em Jacó, e instituiu uma lei em Israel, e ordenou a nossos pais que os transmitissem a seus filhos, a fim de que a nova geração os conhecesse, filhos que ainda hão de nascer se levantassem e por sua vez os referissem aos seus descendentes; para que pusessem em Deus a sua confiança e não se esquecessem dos feitos de Deus, mas lhe observassem os mandamentos; e que não fossem, como seus pais, geração obstinada e rebelde, geração de coração inconstante, e cujo espírito não foi fiel a Deus.

            Os pais (homem e esposa) tem a responsabilidade de passar a diante toda a história da redenção que Deus manifestou ao longo da história; proclamar Cristo no lar é a maior benção que um casal cristão pode receber do seu Senhor e Salvador.




Nenhum comentário:

Postar um comentário