sábado, 24 de janeiro de 2015

AGRADECENDO PELA IGREJA DE DEUS: UMA EXPOSIÇÃO DE 1ª CORÍNTOS 1.4-9

Série de Exposições Bíblicas:
Livro Estudado: 1ª Coríntios
Texto: 1ª Coríntios 1.4-9.
Tema: AGRADECENDO PELA IGREJA DE DEUS
Expositor: Rev. João Ricardo Ferreira de França.
Texto:
4 Sempre dou graças a meu Deus a vosso respeito, a propósito da sua graça, que vos foi dada em Cristo Jesus; 5 porque, em tudo, fostes enriquecidos nele, em toda a palavra e em todo o conhecimento; 6 assim como o testemunho de Cristo tem sido confirmado em vós, 7 de maneira que não vos falte nenhum dom, aguardando vós a revelação de nosso Senhor Jesus Cristo, 8 o qual também vos confirmará até ao fim, para serdes irrepreensíveis no Dia de nosso Senhor Jesus Cristo.  9  Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados à comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor.
Introdução:
            O apóstolo Paulo após apresentar a sua autoridade apostólica na saudação aos Coríntios, ele agora procura mostrar e revelar o seu interesse espiritual pela vida daquela igreja; ele é um pastor preocupado pelo modo como a igreja tem caminhado. E desta forma quer revelar à sua igreja seu cuidado pastoral no tocante a cada um deles. E, ele o faz por meio de sua oração de gratidão conforme vemos neste trecho da carta, três ideias percebemos neste texto:
1. A Constância da Gratidão {vs.4}
2. O por quê da gratidão {Vs. 5-8a}
3. O propósito da gratidão {vs 8b-9}
Exposição:
I – A CONSTÂNCIA DAS AÇÕES DE GRAÇAS DE PAULO PELA IGREJA DE DEUS.
4 Sempre dou graças a meu Deus a vosso respeito, a propósito da sua graça, que vos foi dada em Cristo Jesus;
            Paulo introduz esta nova seção usando um advérbio de tempo “sempre” [πάντοτε  - pantote] ao usar esta palavra o apóstolo revela que a sua oração de gratidão não estava presa há um tempo específico, mas há algo contínuo, algo constante, pois, ele constantemente agradecia a Deus pela existência da Igreja de Corinto. Isso revela-nos a constância que o santo apóstolo tinha em sua gratidão pela existência da Igreja localizada naquela região, naquela cidade.
            “dou graças a meu Deus a vosso respeito” – ele agora revela o objeto da sua constante prática de oração. Ele estava sempre “dando graças” a Deus a respeito da igreja. O verbo grego usado aqui é “Εὐχαριστῶ - eucharistô que significa reder graças, prestar culto de gratidão por meio da oração; ele ora, a Deus dizendo que estava feliz, que estava agradecido porque havia uma igreja na cidade de Corinto. Ele se dirige de modo particular aos membros daquela igreja ele assegura que sua atitude pastoral é colocar os joelhos em terra e agradecer a “meu Deus a vosso respeito” constantemente. Ele apresenta suas “ações de graças a Deus” em favor da igreja.
      A gratidão aqui é “a propósito da sua graça, que vos foi dada em Cristo Jesus;” ou seja, Paulo contemplara a graça agindo no meio daquele povo, e assim dobrava seus joelhos agradecendo constantemente a Deus pela igreja. Calvino nos alerta dizendo que o termo graça conforme aparece em nosso texto “χάριτιchariti significa “toda espécie de bênçãos, as quais eles tinham obtido por meio do evangelho”; mas, também entendemos referir-se aquele favor imerecido de Deus destinado aos eleitos para a salvação. E a razão disto está no fato que esta graça nos é concedida em Cristo Jesus.
            Aprendemos aqui que não é o esforço dos homens que provocam a ação da graça; mas que a graça que nos outorgada em Cristo em nossa vida provoca a nossa resposta ao evangelho de Deus.
            Paulo agradece de forma constante a Deus  pela existência da igreja ali, pois, Deus revelou a sua graça redentora, salvadora e libertadora em Cristo Jesus aos homens indignos, incapazes e depravados.
II – O PORQUÊ DESSAS AÇÕES DE GRAÇAS  A DEUS PELA EXISTÊNCIA DA IGREJA.
            Após observarmos Paulo agradecendo a Deus pela existência daqueles irmãos, cabe-nos uma pergunta. Por que Paulo agradece constantemente a Deus por esta Igreja? E a resposta que encontramos está nos versos seguintes:
5 porque, em tudo, fostes enriquecidos nele, em toda a palavra e em todo o conhecimento; 6 assim como o testemunho de Cristo tem sido confirmado em vós, 7 de maneira que não vos falte nenhum dom, aguardando vós a revelação de nosso Senhor Jesus Cristo, 8 o qual também vos confirmará até ao fim...
            Paulo agora quer oferecer uma razão para tanta gratidão a Deus. E ele revela-nos de modo surpreendente. Ele faz sua ação de Graça Deus por quê?
1. A Igreja está Enriquecida em Cristo: Paulo observa a supremacia da riqueza de Cristo reinando na vida do povo do pacto. A igreja em Cristo recebeu uma grande herança. Ela foi enriquecida (ἐπλουτίσθητε - eploutistheté) nele.
2. Esta riqueza é evidente: A segunda realidade é que tal riqueza torna-se evidente sendo motivo de gratidão, pois, a igreja foi enriquecida:
2.1 – Foi enriquecida em “toda a palavra” - ἐν παντὶ λόγῳ {en panti logo}- ou seja, a igreja é rica na doutrina da palavra de Deus, ela tem a palavra de Deus plena a abundante no seu seio.
2.2 – Ela foi enriquecida em “todo o conhecimento” - πάσῃ γνώσει {pasê gnosei} – Tudo o que precisamos saber sobre a vida Crista, todo conhecimento e sabedoria que carecemos já o temos em Cristo Jesus, pois, fomos enriquecidos nele e por ele.
6 assim como o testemunho de Cristo tem sido confirmado em vós, 7 de maneira que não vos falte nenhum dom, aguardando vós a revelação de nosso Senhor Jesus Cristo, 8 o qual também vos confirmará até ao fim...
            Tal riqueza da igreja se estende ao testemunho “de Cristo” que é confirmado no meio da igreja. O que isto quer dizer?  Que Deus selou a verdade do evangelho no meio da Igreja por meio da palavra e  do conhecimento para assim confirmá-la. Em outras palavras, a mensagem do Evangelho é sela e confirmada pelo testemunho vivo da igreja de Cristo.
            Uma vez que isso ocorre no seio da Igreja Paulo deseja que aquela comunidade não seja deficiente em relação a dom algum. “de maneira que não vos falte nenhum dom, aguardando vós a revelação de nosso Senhor Jesus Cristo”(Vs 7); e, assim a Igreja deve aprender a aguardar a revelação do senhor dela que é Jesus Cristo. Paulo ressalta que em sua gratidão ele tem a plena certeza que Cristo há de confirmar a perseverança da igreja “o qual também vos confirmará até ao fim”. A Perseverança dos santos não depende do esforço deles, mas de Cristo os confirmar em triunfo sempre.
            Isto nos leva para o nosso terceiro e último ponto a ser considerado. Qual é o propósito destas ações de graças de Paulo?
III – O PROPÓSITO DAS AÇÕES DE GRAÇAS DE PAULO
para serdes irrepreensíveis no Dia de nosso Senhor Jesus Cristo.  9  Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados à comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor.
            Paulo agradece a Deus também com o propósito de que a igreja seja santa. A fim de  que ela se apresente sem mancha no encontro do grande dia do Senhor Jesus. A preocupação de Paulo é que esta igreja esteja “irrepreensível” diante de Cristo Jesus. O vocábulo grego empregado para “irrepreensíveis” { ἀνεγκλήτους - anenkletous}que significa inocente ou impecável.
            É desejo de Paulo que esta igreja seja santificada. Que ela perceba a necessidade que tem de ser santa, de viver a santidade prática de vida. Por isso, ele ora com esse desejo no coração. Qual o pastor não deseja isso para a sua igreja? Por isso Paulo assegura que as suas ações de graças dirigidas a Deus são eivadas deste desejo de santidade sobre a vida da igreja.
Ele reconhece que isso é possível na vida do povo do pacto, pois, assegura que a fidelidade de Deus é grande conforme vemos no verso seguinte: “9  Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados à comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor.” Aqui Paulo diz que Deus tem chamado seu povo a viver uma comunhão com o senhor; logo, a santidade de vida é um imperativo à vida cristã; e todos os temores da morte e do fracasso logo se dissipam, pois, estamos inseridos, enxertados em Cristo para uma viva comunhão.
Conclusão: A oração de gratidão é algo que deve está na vida da Igreja de Cristo como um combustível essencial à vida cristã. É isto que aprendemos com a atitude de Paulo. Diante disso que verdades nós aprendemos deste texto e aplicamos a nossa vida?
1. A oração deve ser uma constante na vida da Igreja de Cristo Jesus: Paulo ele sempre orava a Deus, sempre intercedia a Deus; este é um exemplo que devemos tomar para nós. A oração deve ser a companheira constante do Cristão.
2. Devemos ter um coração agradecido a Deus pela Igreja que ele nos colocou para ouvir a sua palavra: Quantos de nós aqui temos realmente agradecido a Deus pela existência desta igreja, onde somos nutridos e alimentados pela Palavra de Deus; há muita ingratidão em nossas vidas, precisamos agradecer a Deus pela igreja que ele nos deu oportunidade de congregar e aprender de Sua Palavra.
3. Devemos ter um coração que deseja a vida de santidade: Muitos de nós nem sequer pensa em santidade prática, em obediência à palavra de Deus; é necessário que no fundo de nosso coração possamos colocar um desejo ardente pela prática de santidade.
4. Devemos compreender que temos comunhão com o Senhor: lembremos que a comunhão que temos com Cristo deveria nos libertar dos temores; olhe, você está em comunhão com Cristo Jesus, você pertence a Ele e jamais cairá de suas mãos, ele tem te sustentado com a sua graça. A comunhão que temos com ele nos faz encarar a dor e sofrimento, ainda que venhamos a dizer: está doendo, mas Cristo é meu tudo, e a minha riqueza e o que tenho de mais preciso e eu sou dele. Amém!





Nenhum comentário:

Postar um comentário